Ganhar brinquedos novos pode ser muito legal, mas criar os nossos próprios pode ser bem mais divertido. Existem uma infinidade de passatempos que podem ser criados por nós mesmos, utilizando materiais que, geralmente, iriam para o lixo. Assim, podemos preservar a natureza enquanto nos divertimos com algo feito pela gente.
O brinquedo que ensinaremos a criar é o Bilboquê, que foi muito utilizado pela vovó e pelo vovô quando eles tinham sua idade. Esse brinquedo, que surgiu na Europa, é tão antigo que hoje dificilmente se encontra nas lojas para comprar. As fotos desse post foram tiradas no Espaço Recriar, em Alegrete no Rio Grande do Sul.
MATERIAL NECESSÁRIO:
– 1 Garrafa pet
– 2 Tampas de uma garrafa de suco
– 1 Barbante de lã
– Cola quente
– Material para enfeitar o brinquedo (papéis picados, fitas adesivas coloridas e etc)
COMO FAZER
Se as crianças forem muito pequenas, pode-se deixar os bilboquês prontos e deixar que cada criança enfeite o seu brinquedo da forma como desejar, usando fitas adesivas, pedaços de papéis coloridos e até lantejoulas. Depois, é hora da diversão.
SUGESTÃO DO NOSSO CLUBINHO
A sugestão do Nosso Clubinho é incrementar essa brincadeira utilizando um dado. Essa atividade pode ser realizada em grupo ou até mesmo individualmente. O participante joga o dado e deve acertar as tampinhas dentro da garrafa pet o número de vezes indicado pelo poliedro. Se os participantes já souberem somar, pode-se anotar os valores obtidos em uma folha de papel e depois ver quem conseguiu o maior valor. Na foto estão Breno, criador do site Nosso Clubinho, e o amiguinho do Espaço Recriar, Guilherme.