Com o domínio dos videogames e jogos de computadores cada vez maior, alguns brinquedos típicos estão sendo esquecidos. Esse projeto visa resgatar o convívio das crianças com as brincadeiras do passado.
Por: Elis Regina P. Röesler
TURMAS:
Ensino Fundamental 1
JUSTIFICATIVA:
A maioria das crianças da atualidade utiliza brinquedos eletrônicos e tem pouco ou nenhum convívio com brinquedos e brincadeiras que promovem a socialização,da mesma forma não conhecem brinquedos e brincadeiras do passado, sendo necessário oferecer a esse público outras possibilidades.
OBJETIVO GERAL :
Possibilitar que as crianças vivenciem situações de socialização com o grupo, conheçam regras para a boa convivência e as exercitem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Desenvolver competências e habilidades especialmente no âmbito social, ampliar as possibilidades de expressão através das brincadeiras e outras situações de interatividade,
METODOLOGIA:
Pesquisas e socialização de resultados; Exercitar a criatividade, autonomia e respeito ao grupo.
CONTEÚDOS ATITUDINAIS:
Educador deve mediar…
… a divisão da turma em grupos.
… a escolha dos brinquedos a construir
… o período, distribuição dos dias e horários para realização das tarefas;
… debates que se fizerem necessários.
E propor na finalização do Projeto:
Roda de conversas: proporcionar que os alunos possam expor suas ideias e emoções relacionadas com o desenvolvimento do Projeto, o que aprenderam e as dificuldades.
Alunos:
- pesquisar junto aos seus familiares: brinquedos e brincadeiras da infância;
- cada grupo escolherá três brinquedos antigos que deseja construir.
- elaborar a lista de brinquedos que o grupo deseja construir, para debater com a turma e decidirem o quais serão construídos não havendo repetição de brinquedos entre os grupos.
- coleta de sucatas junto aos familiares, vizinhos, supermercados …
- providenciar os materiais necessários, além das sucatas, para construir os brinquedos: cola, tinta, barbantes…
- Construir os brinquedos propostos;
- Dia da Brincadeira Especial- socialização entre o grupo específico e com os demais grupos: explicar como funciona cada brinquedo e brincadeira;
- Brincar.
- Ciclo de entrevistas- um grupo entrevistará o outro (critério a ser combinado): elaborar algumas perguntas relacionadas ao trabalho desenvolvido desde: pesquisa, coleta de sucatas, produção dos brinquedos e o ato de brincar com esses novos brinquedos.
Tecnologias:- Atividades realizadas pelos alunos:
- Pesquisas na internet: como eram os brinquedos e brincadeiras do passado;
- Registros do Projeto – filmar e/ou fotografar a construção dos brinquedos, explicando e brincando; Roda de Conversas realizadas na finalização do projeto.
- Cada grupo elaborará texto final resumido – em editor de textos-, com: o resultado das pesquisas realizadas na internet e as pesquisas entre os familiares,considerações /conclusões.
- Produção de filme a ser gravado em DVD,separados os trabalhos de cada grupo em “Menus”.
AVALIAÇÃO: Continuada no decorrer do projeto.
- Exposição aos alunos- filmes gerados e especialmente “roda de conversas” para a avaliação geral do trabalho (fechamento)
CULMINÂNCIA:
Exposição:
- brinquedos no pátio da escola
- filmes aos pais e comunidade escolar
- Confraternização – pais, alunos e professores no ginásio da Escola: brincar com os brinquedos construídos.